Auditoria de Demonstrações Financeiras
Revisão das demonstrações financeiras de acordo com as normas de auditoria em consonância com a legislação societária e demais normativos de órgãos reguladores, gerando como resultado final o Parecer de Auditoria e Relatório de recomendações de melhorias nos controles internos e procedimentos.
Revisão de Base de Cálculo de Tributos
Revisão de bases de cálculo de impostos e contribuições tais como: PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, ICMS, IPI, ISS, Contribuições Previdenciárias (INSS, SAT, SENAI, FGTS), objetivando adequar e/ou reduzir a carga tributária.
Revisão Fiscal Integrada
Confrontar dados das declarações fiscais (DIPJ, PER DCOMP, DACON, DCTF e DIRF) com respectivas guias de recolhimento e bases de cálculo, objetivando regularizar eventuais divergências e identificar possíveis créditos, minimizando o risco de notificações fiscais por erros de preenchimento e/ou de apuração.
Auditoria SPED
Auditoria informatizada do SPED Contábil, Fiscal e Contribuições. Realizamos a auditoria dos arquivos do SPED de sua empresa, permitindo maior abrangência das análises e detalhamento dos dados e registros informados, tendo como resultado um relatório detalhado das inconsistências encontradas. São mais de 2.000 validações e cruzamentos além daqueles realizados pelo Validador Oficial da SRF (PVA), realizando uma verificação geral dos processos fiscais/contábeis.
Auditoria Trabalhista e Previdenciária
Considerando que a Legislação Previdenciária é a que mais sofre alterações, a auditoria trabalhista e previdenciária visa a verificação dos processos de acordo com a CLT, pois deixar de observar estas alterações pode acarretar em recolhimentos a maior ou a menor, causando grande impacto financeiro na entidade, bem como as notificações fiscais previdenciárias.
Auditoria Especial e-Social
O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. A partir da regulamentação da Emenda Constitucional n° 72/2013, a versão terá caráter obrigatório e outros recursos estarão disponíveis para que o empregador possa cumprir com suas obrigações. De acordo com o novo cronograma, as empresas tributadas pelo lucro real devem iniciar a transmissão do eSocial a partir do mês de outubro de 2014, substituindo as guias de recolhimento a partir de janeiro de 2015. Todas as empresas menores passarão a ter que informar o eSocial apenas em janeiro de 2015.
Levantamento Patrimonial
Consiste no levantamento físico dos bens, identificação através de etiquetas metalizadas e regularização do controle patrimonial e contábil, com objetivo de eliminação de desvios, acompanhamento eficiente das taxas de depreciação e controle dos bens.
Laudos de Ativo Imobilizado/Impairment
Execução de serviços técnicos com objetivo de assegurar que os ativos não estejam contabilmente registrados por um valor superior ao seu valor recuperável (cálculo de Impairment) conforme novas normas contábeis previstas pelo IFRS e Lei 11.638/07, atendendo as exigências contábeis do CPC 01 - Ativo Imobilizado. Nossa metodologia de trabalho é desenvolvida pelas seguintes fases: Planejamento, Estudo dos resultados anteriores, Projeções futuras e Cálculo de Impairment. Após finalizado as fases acima, as projeções trazidas a valor presente deverão ser comparadas com os valores contábeis dos bens do ativo imobilizado e intangível objetivando a verificação se há necessidade ou não de efetuar ajustes contábeis.
Due Dilligence
Identificar possíveis contingências em empresas a serem adquiridas (antes do fechamento da operação), possibilitando renegociar o preço final, identificar situações a serem resolvidos após a concretização do negócio ou exigir maiores garantias do vendedor.
Avaliação Econômica/Valuation
Os serviços compreendem a elaboração de um Relatório de avaliação econômica da empresa. Compreende a análise e projeção dos custos, despesas e receitas, bem como o demonstrativo de resultados, a necessidade de capital de giro, fluxo de caixa. A analise de mercado por empresa identificando o potencial de demanda por serviços ou marcas e os preços praticados, que servirão de base às projeções da receita. A determinação dos investimentos por empresa, como: atualização tecnológica, informática, treinamento, e outros a serem realizados, serão fornecidos pelo contratante.
Elaboração de Laudos/Perícias Contábeis
Constitui no conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com legislação, normas jurídicas e profissionais.
Adequação as Novas Diretrizes da Lei 12.973/14
A partir de 2015, estará extinta a entrega da DIPJ, FCONT e escrituração do LALUR, sendo estas obrigações substituídas pelo arquivo único, o ECF (escrituração contábil fiscal) encerrando assim o Regime Tributário Transitório (RTT).Em um único arquivo haverá todas as informações fiscais e societárias sobre as bases de cálculo e valores devidos de IRPJ e CSLL, tais como receitas, adições, exclusões, despesas dedutíveis/indedutíveis, assim como as diferenças geradas entre as demonstrações financeiras (lançamentos IFRS). Para que as informações do ECF sejam geradas corretamente, haverá a necessidade de uma adequação dos efeitos do IRFS na escrituração contábil, tais como: - adequação do plano de contas contábil; - parametrizações do sistema ERP; - identificação e segregação dos lançamentos gerados pela adoção das normas do IFRS; - mudança de políticas e procedimentos internos.
Auditoria Especial Construtoras
Ajustar os demonstrações financeiras pelo método da percentagem completada, também chamado de POC, que vem da sigla Percentage of Completion, a receita do contrato é reconhecida na demonstração do resultado nos períodos contábeis em que o trabalho for executado, o mesmo ocorrendo com os custos do trabalho com os quais se relaciona. A adoção do POC, mediante cálculo da receita na proporção dos custos incorridos até a data, em contraposição aos custos estimados totais do contrato, atende plenamente o Princípio contábil da Competência, proporcionando certa “estabilidade” da receita e principalmente do resultado. Alinhado ao Orçamento Empresarial, provê uma visão importante do ponto de vista da contabilidade como informação para tomada de decisão, quando da avaliação de um “Direito de Faturar / Receber” (Underbilling) ou de uma “Obrigação de Fazer” (Overbilling), resumindo: Underbillng – Custos realizados maiores que os orçados e/ou receitas realizadas menores que as orçadas. Overbillling – Custos realizados menores que os orçados e/ou receitas realizadas maiores que as orçadas
Auditoria Comissões de Representantes
As políticas comerciais estabelecidas e demonstradas em contratos celebrados com representantes comerciais são alvo constante de questionamento de valores, percentuais de comissão, glosas indevidas e pagamentos à maior. As operações dentro da organização devem conter uma linha de controles internos que assegurem as operações e que possam evitar erros ou fraudes. Para que se possa mensurar a qualidade dos controles e validar se estão adequados os pagamentos aos representantes serão necessários uma série de revisões com objetivos claros. Nosso trabalho: Aplicabilidade das políticas comerciais, validar os percentuais de comissão estabelecidos em contrato, revisar os cálculos de comissão x faturamento, análise dos valores glosados e descontos de devoluções, notas fiscais emitidas dentro de cada período de referência, validação dos pagamentos
Auditoria de Reestruturação
Identificar fragilidades nos processos e apresentar sugestões de melhoria, envolvendo- se na resolução das imperfeições, desde a criação ou modificação de políticas internas, organograma, procedimentos operacionais, substituição e realocação de colaboradores e implementação de ferramentas informatizadas.
Avaliação de Riscos/Sarbanes Oxley
Nosso trabalho consiste no mapeamento (fluxos) de processos, com enfoque em identificar riscos nas atividades operacionais, avaliar a eficácia e recomendar aprimoramentos. E também estabelecer planos de ação e acompanhamentos em acordo com as boas práticas de governança corporativa.
Fraudes e Desvios
Analise dos ciclos operacionais e sistemas informatizados através de entrevistas, revisão documental histórica e parametrizações dos sistemas com o objetivo de identificar ou inibir fraudes e desvios, bem como a recuperação de perdas.
Terceirização da Auditoria Interna
Substituição ou complemento dos trabalhos normalmente executados pela auditoria interna, auditores com experiência em diversas empresas, com total independência do corpo funcional e custos reduzidos em relação à manutenção de uma equipe de auditores internos.
Educação Executiva
Diagnóstico e treinamento de acordo com a necessidade específica e ramo de atividade de cada empresa, visando o aprimoramento profissional de todos os colaboradores e reciclagem do conhecimento. Os treinamentos podem ser efetuados In-Company ou em nossa estrutura.